google-site-verification=ovzBi6Lh-emZgxEiB2BHIXZFxVJaNxRq8Od3yCDlTio
top of page
Buscar
  • EMec Jr

Tempo x Produtividade na Confecção de Projetos


Quem nunca culpou o tempo por não conseguir realizar determinadas atividades, não é mesmo? Todos nós de algum modo já culpamos, mas o verdadeiro culpado somos nós, isto porque o tempo é igual para todos, 60 segundos por minuto, 24 horas por dia e 365 dias por ano, desconsiderando claro os anos bissextos. Mas voltando ao assunto, como podemos explicar o fato de algumas pessoas conseguirem realizar tantas atividades em um período determinado e outras não?



A resposta é simples, gestão do tempo, mas o que é essa gestão que tantos almejam? Podemos definir como um processo de priorização e organização de tarefas, envolvendo seu planejamento e execuções voltadas ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em uma maior produtividade e eficiência.


Ao gerir melhor o tempo conseguimos organizar as nossas prioridades, assim como nossas ações diante do que é importante, desse modo, conseguimos desenvolver uma visão mais ampla, detalhista e melhor estruturada para realizar as atividades e resolver problemas, sem estresse e desespero, além de destinar um período para o lazer que é essencial para nossa saúde.



Precisamos desmistificar a ideia de que o tempo é nosso inimigo, principalmente na confecção de projetos, visto que é graças a ele que adquirimos experiência, sendo assim podemos tornar o tempo nosso maior aliado, mas como poderíamos transformar o nosso inimigo em nosso principal aliado?


A solução vem justamente da gestão de tempo, quando temos planejamento e organização conseguimos realizar projetos bem estruturados em um curto período, isto porque conhecemos nossas limitações, nossas etapas e principalmente nossa rotina, e está talvez seja uma das palavras chaves, “rotina”.


Criar uma rotina ao seu favor é algo essencial, um cronograma simples e com hábitos que te permitam desempenhar suas atividades de forma assertiva e eficaz é de extrema relevância, além disso, quando possuímos uma rotina podemos fazer uma análise dos nossos hábitos e perceber que algumas mudanças, mesmo que simples, são necessárias e eficientes para obtermos um maior rendimento, mas como podemos nos manter motivados e disciplinados diante dessa rotina?


É de suma importância que estejamos motivados, mas também é importante sabermos gerir toda essa motivação para evitar perdemos o foco na realização dos projetos, atividades e até mesmo da vida pessoal. Mas como gerir e organizar o tempo de forma eficaz e fácil?


Para isso, podemos utilizar vários métodos, podendo ser eles cronogramas, planner físicos ou virtuais, entre outros, com intuito de facilitar e ajudar nos primeiros passos para gestão de tempo separamos alguns aplicativos de fácil manuseio, esses seguem abaixo:


Para estudos temos o Easy Study, esse aplicativo mostra quantas horas já estudamos e avisa quantas faltam para o fim do nosso estudo, esse período é determinado pelo usuário.


O Timer Planner é um planner online, onde podemos realizar todas as anotações necessárias e analisar o progresso da realização das atividades.


Podemos utilizar também o Mini Habitos, esse pode estar nos auxiliando e incentivando a desenvolver uma rotina no nosso cotidiano.


O Evernote é um aplicativo para criação de listas de tarefas e gerenciamento de projetos que ajuda na coordenação das atividades que precisamos desenvolver.


Temos o Todoist que permite criar listas de tarefas, estipular prazos e marcar atividades como concluídas ou categorizá-las por cores conforme a prioridade.


Podemos está utilizando também o Timely, nesse conseguimos definir os prazos de projetos. Organizando e planejando com antecedência sua semana de trabalho, também é possível estipular quanto tempo é necessário para cumprir cada tarefa estabelecida.


Por fim, o primeiro passo para um bom planejamento na confecção de um projeto é conhecer todas as etapas que estarão envolvidas, saber se existe dependências entre elas e, a partir disso, priorizar as etapas que abrem caminho para as outras. A utilização de ferramentas como, por exemplo o Microsoft Project, é de grande importância para que se tenha controle de tudo que está sendo desenvolvido e quanto tempo está sendo investido em cara etapa.

Comments


bottom of page