google-site-verification=ovzBi6Lh-emZgxEiB2BHIXZFxVJaNxRq8Od3yCDlTio Sonhos x Objetivos: As principais diferenças
top of page
Buscar
  • EMec Jr

Sonhos x Objetivos: As principais diferenças


Todos nós temos um sonho, ou pelo menos a maioria tem, seja de ter uma boa profissão, comprar um carro de luxo, fazer uma viagem internacional e por aí vai. Mas precisamos distinguir os sonhos dos objetivos, pois eles não são sinônimos como muitos pensam.


MAS QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE SONHOS E OBJETIVOS?


Segundo o dicionário:

Sonho: Ação ou efeito de sonhar, de reunir no pensamento, na mente, imagens, ideias, pensamentos etc., que aparecem no decorrer do sono.

Objetivo: O que se pretende alcançar, realizar ou obter; propósito, meta, alvo.


A principal diferença entre os dois está na ação. Os sonhos são pensamentos distantes, que você nunca parou para planejar como alcançar, e por isso não tem um caminho traçado para chegar neles. Já os objetivos necessitam de planejamento e ação, é preciso sair da sua zona de conforto para percorrer uma rota e fazer algo acontecer.

Os sonhos representam o destino final, e não a jornada. Apesar dos objetivos também estarem ligados ao destino final, eles são muito mais alinhados com o caminho, ou seja, os passos que serão necessários para chegar ao final dessa jornada.


OUTRAS 2 DIFERENÇAS ENTRE SONHOS E OBJETIVOS


➡ Objetivos possuem prazos definidos x Sonhos são sonhos: Os objetivos precisam de um prazo para acontecer, ou seja, um tempo limite para que aquilo seja completo. No caso dos sonhos isso não existe, ele pode ser cultivado durante toda a vida sem nunca acontecer.

➡ Objetivos mudam sua vida x Sonhos te inspiram: Os sonhos são muito inspiradores, além de nos impulsionar através das dificuldades, mas um sonho sem ações nunca vai fazer com que sua vida mude.

Mas entenda, não estou dizendo aqui que você não deve sonhar, os sonhos são uma fonte de inspiração, mas devemos ter o discernimento de transformá-los em objetivos, uma vez que esses são muito mais fáceis de se conquistar.

Bom já entendemos um pouco da diferença entre os sonhos e objetivos, mas agora vamos entender como traçar objetivos e de forma simples.



COMO TRAÇAR OBJETIVOS DE FORMAS SIMPLES!


O primeiro passo pra traçar um objetivo é saber de forma clara onde você deseja chegar e também se é possível alcança-lo dentro da sua realidade.

Dito isto, uma técnica de criação de metas chamada Metas SMART pode ajudar muito na hora de traçar seus objetivos. As metas SMART utilizam cinco critérios para estabelecer as metas, com a inicial de cada critério formando a palavra SMART. Vamos a cada um deles:

  • S – Specific, ou específica: As metas devem ser específicas, ou seja, elas devem ser construídas da forma mais clara possível, não deixando nenhuma dúvida do que se quer alcançar. Algumas perguntas podem ajudar nessa fase (O que eu quero alcançar com essa meta? Por que? Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?).

  • M - Measurable, ou mensurável: Saber o quão próximo você está de completar sua meta é de suma importância, por isso ter indicadores que irão mostrar se está havendo progresso ou não no seu objetivo é essencial.

  • A — Attainable ou atingível: Do que adianta traçar uma meta que você não vai conseguir alcançar? Por isso seu objetivo deve ser atingível e pé no chão de acordo com sua realidade, além do mais, se uma meta não é alcançável ela é somente um sonho distante.

  • R — Relevant, ou relevante: Uma boa meta deve ser relevante pra sua vida. Quanto mais relevante, mais motivado você irá se sentir para alcança-la.

  • T — Time based, ou temporal: Uma das partes mais importantes dessa metodologia. As metas devem ter prazos de conclusão, pois com isso definido fica fácil de avaliar o progresso conquistado ao longo do tempo, bem como, quanto tempos ainda temos para concluir esse objetivo.


Agora já sabemos como fazer bons objetivos, cabe a você colocar isso em prática e começar a transformar seus sonhos em objetivos concretos!

bottom of page