google-site-verification=ovzBi6Lh-emZgxEiB2BHIXZFxVJaNxRq8Od3yCDlTio
top of page
Buscar
  • EMec Jr

Liderança e Propósito no MEJ

Atualizado: 1 de jul. de 2020

“ Unir um grupo, capaz de alcançar resultados, orientados por um propósito. ”

- Conceito de liderança no Movimento Empresa Júnior




Segue abaixo mais algumas definições sobre liderança:

“ Transformar quem transforma. “

“ Guiar pessoas incríveis para alcançar resultados extraordinários."


Não tem como falar de liderança no MEJ (Movimento Empresa Júnior) sem apresentar a definição segundo o nosso plano de vivência empresarial, que busca formar lideranças, mas o que é ser líder no MEJ? Esse é uns dos questionamentos que vou tentar destrinchar abaixo, então vem comigo.


Primeiramente vou me apresentar, meu nome é Gabriel de Jesus, me chamam de Jesus, tenho 21 anos de idade, faço parte da EMec Jr., uma EJ (Empresa Júnior) de engenharia mecânica da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), tenho um ano e seis meses de MEJ, e uma palavra que me define é propósito, vocês vão entender ao longo do conteúdo. Agora devidamente apresentado vamos ao que interessa, liderança.


Uma boa liderança é essencial para o andamento de uma EJ, ele é aquela pessoa que inspira o melhor de cada membro, e faz dele sua melhor versão. Mas para entender o que é ser um líder, precisamos saber o que não é um líder.


A figura do chefe as vezes pode confundir com ato de liderar, pelo simples fato de comandar pessoas, o que vai de encontro com o conceito de liderança, uma vez que o chefe geralmente não trabalha com seus liderados, ele apenas passa demandas, cobra resultados de maneiro impositiva, muitas vezes desmotivando os seus membros. Para um chefe alcançar uma meta está acima do bem-estar da equipe, em casos de erros e problemas na jornada, geralmente o chefe culpa a equipe, se ausentando da responsabilidade.


Mas o que é ser esse tal de líder, tem-se o mito que é uma habilidade que nasce, o que não está totalmente errado, mas ela é sim uma habilidade desenvolvível, ele consegue inspirar os outros, influenciando em suas ações e comportamentos de uma maneira positiva, fazendo com que todos entendam o propósito e trabalhem em conjunto e em sintonia afim de alcançar juntos. É aquela pessoa que entende seus liderados e consegue traçar o melhor caminho e sabe reconhecer quando precisa mudar o curso quando algo não está fazendo sentido. O líder é ancora da equipe, o farol, aquela pessoa que a equipe pode contar, ele entende que o resultado só vale ser alcançado se todos estiverem engajados, coesos e evolvidos.


Mas quais são os valores que um líder precisar desenvolver? É preciso ter consciência antes de tudo, praticar sempre o autoconhecimento para sempre evoluir e ser sua melhor versão como uma liderança dentro da EJ, a aprendizagem nunca para.



Ser ético, é um valor essencial para uma liderança, uma vez que sendo exemplo para sua equipe, expondo a situações sempre de maneira sincera, clara e objetiva, inspirando o time a segui-lo pelas suas ações.


Ser transparente, uma vez que um líder consegue transmitir as informações relevantes com sua equipe, gera um sentimento de confiança, trazendo um ambiente seguro e estável.


Ser comunicativo, o diálogo é fundamental para reduzir atritos, além de facilitar o trabalho. Um líder deve sempre saber o que falar, quando falar e como falar, conhecimento em CNV (Comunicação-não-violenta) são de grande ajuda para tomar decisões de maneira vulnerável com o time, práticas como a escuta ativa, ajudam o líder a desenvolver a empatia, fundamental para conquistar os seus liderados.


Saber confiar, confiança em sua equipe é fundamental, mas desenvolver isso, antes é preciso conhecer a sua equipe a fundo, dessa forma você poderá delegar as melhores atividades de acordo com as habilidades do membro. Conhecimento de time é uma cultura que não pode ser deixado de lado.


Ser exemplo, uma frase que me marca bastante é essa – “ A palavra convence, mas o exemplo arrasta. “ – e ela trata exatamente o fato de que podemos falar, montar apresentações extremamente incríveis para nossos membros mas se o líder não é exemplo com o tempo aquela “palavra” é esquecida, mas o exemplo não, o líder todo dia mostra através de ações como ele espera que seus liderados ajam, e nada melhor que exemplos para guiar um propósito.


Ser positivo, este é um ponto delicado, não significa viver num mundo ideal, que tudo sempre dar certo, não é assim, mas sim transparecer uma atitude positiva diante de desafios, mostrar confiança ajuda, e é um dos pontos a ser desenvolvido por um líder citado acima. Um líder mesmo como medo, precisa demostrar coragem para agir e encorajar a sua equipe de que sim é possível.


Oferecer um propósito, convencer uma equipe de maneira sincera para que todos trabalhem em conjunto por um ideal coletivo, é você plantar uma semente, em cada um cada, motiva-los e trazer eles para a mesma página, para sonhar de forma coletiva, um objetivo em comum, que vai gerar um bem-estar para todos os envolvidos.


Saber priorizar, um líder precisa ser consciente, a ponto de entender o que é mais importante em cada momento da jornada, ele precisa priorizar, de maneira clara, para que o seu time consiga compreender e trabalhar de maneira coesa. Ferramentas como GUT, são de grande ajuda nessas horas.




Tipos de líderes:

Liderança Democrática, é aquele que atua de maneira próxima do time, sendo, de fato, alguém bastante acessível. Essa pessoa não se preocupa somente com a própria opinião e não se acha a dona da verdade. Esse líder também faz questão de sempre manter o bom relacionamento com todos, tornando o local de trabalho bem mais agradável, o que impacta positivamente, inclusive, a produtividade.


Liderança Técnica, é denominado como líder operacional, aquele cara inspirador, seu conhecimento técnico aprofundado. Essa pessoa mostra a todos que realmente sabe o que faz, tem domínio sobre as ações e alcança boas soluções para os problemas que surgem. Esse tipo de líder é uma pessoa que está sempre buscar se atualizar, assim, consegue ter uma visão mais ampla de tudo aquilo que faz.


Liderança Liberal, geralmente está em cima do muro. Não se compromete muito, tem medo de tomar decisões mais complexas ou polêmicas, não se impõe, mesmo que de maneira leve e democrática. Esse tipo de líder geralmente é pouco participativo e joga parte de suas responsabilidades para cima das equipes. Além de fazer com que eles atuem em algo ao qual muitas vezes não estão aptos, costuma perder o respeito do time.


Liderança Carismática, é uma característica praticamente inexplicável. Líderes que têm essa particularidade conseguem conquistar as outras de uma forma profunda. São pessoas com quem os outros simpatizam sem saber muito o porquê e são vistos como uma boa influência, conquistam a atenção de todos, esse tipo de líder consegue manter uma equipe com ele, firme e bastante alinhada.


Liderança Situacional, bastante eficiente, é aquele que age de acordo com o que cada situação pede. Geralmente toma decisões assertivas, gerando os melhores resultados em circunstâncias específicas. Ele sabe tratar os membros do time conforme suas particularidades, respeitando a capacidade de cada um.


Liderança 360 graus, esse tipo de líder tem mostrado sua importância dentro das EJs, isso devido a ele ser capaz de influenciar não somente os colaboradores que trabalham diretamente com ele, mas todos os que compõem a EJ.Essa pessoa é bastante inspiradora e empática, colocando-se no lugar de profissionais que ocupam as mais diferentes funções na organização. Assim, motiva e influencia desde os próprios chefes até os estagiários da empresa.

Voltando para a definição do MEJ sobre liderança, um líder precisa unir um grupo, fazer com que os membros se sintam parte da EJ, faze-los entender quais os desafios, objetivos da organização, mostrando que são um responsável ativo, direcionar o time para alcançar grandes resultados com proatividade, estimulando a melhor versão dos membros da sua EJ.

Um líder precisa ser capaz de alcançar resultados, aprender na prática a resolução dos problemas, prezando sempre mais a experimentação do que a teorização, ter uma visão crítica e analítica, além de coragem para liderar soluções inovadoras, desenvolver uma visão sistêmica, para assim promover o desenvolvimento dos seus membros, do mercado e na sociedade.


Um líder precisa ser orientado por um propósito, entender que o MEJ é a resposta para os desafios, que a contribuição de cada um do time é fundamental para gerar um impacto coletivo dentro da EJ, impulsionar o desenvolvimento do MEJ em seu time, com produtos além de se conectar com a rede, e por fim trabalhar baseado em valores claros, sendo referência em formação empreendedora dentro da EJ.


Liderança é processo de aprendizagem, que não tem data para acabar, é um ciclo de renovação, de autoconhecimento, uma busca incansável da sua melhor versão, e dos seus liderados.

Gostou de nossas dicas de liderança? Em quais práticas você já vêm acertando e como pode melhorar a sua performance para uma liderança alinhada com propósito?

Jesus, do time EMec Jr. – Diretor Presidente 2020



Comments


bottom of page