google-site-verification=ovzBi6Lh-emZgxEiB2BHIXZFxVJaNxRq8Od3yCDlTio 10 práticas recomendadas no Instagram que você deve seguir em 2021
top of page
Buscar
  • EMec Jr

10 práticas recomendadas no Instagram que você deve seguir em 2021

Criar um estilo consistente, planejar conteúdo e saber quando postar é fundamental se você deseja alcançar o sucesso no Instagram.


O Instagram continua a ser um divisor de águas no mundo do marketing digital, com tantas variedades e possibilidades de como mostrar sua marca, é normal sentir-se perdido. No entanto ao integrar algumas dessas práticas no Instagram, sua marca poderá facilmente ser reconhecida.

Criar um estilo consistente, planejar conteúdo e saber quando postar é fundamental. Mas há mais do que isso. Neste post, cobrimos as coisas básicas que você deve fazer no Instagram em 2021.


1. Conheça seu público


O Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários e isso faz dele uma plataforma ideal para a sua marca ter o reconhecimento que você tanto almeja. Com tantas pessoas online, como você determina quem será seu público?

Listamos algumas maneiras que facilitam essa determinação:


Quem é seu público-alvo?


Um público-alvo é o grupo específico de pessoas que você quer alcançar através das mídias sociais. Eles são as pessoas que são mais propensas a se interessar por seu conteúdo, produtos ou serviços. Eles provavelmente estão unidos por algumas características comuns, como demografia e comportamentos.

Pense em dividir seu público em idade, localização, sexo e interesses. Compile dados sobre seus clientes existentes e público de mídia social

Quem mais quer se envolver com você nas redes sociais? Comece com as pessoas que já compram de você, seguindo você está interagindo com seus posts. Alguns pontos de dados que você pode querer considerar são:

  • Idade: Você não precisa ser muito específico aqui. Concentre-se em aprender em que década de vida seu público-alvo de mídia social está, ou em sua geração.

  • Localização: Onde a sua audiência vive? Isso ajuda você a entender quais áreas geográficas atingir. Você também aprenderá quais horas são mais importantes para que seu atendimento ao cliente e representantes de vendas estejam online e quando você deve agendar seus anúncios e postagens para garantir melhor visibilidade.

  • Linguagem: Que língua fala seu público-alvo? Não assume que é a norma culta da língua portuguesa, tente se aproximar ao máximo da forma que seus clientes falam.

  • Identifique padrões financeiros: Quanto dinheiro seu público-alvo tendem a gastar? Como eles abordam as compras na sua categoria de preço? Eles têm preocupações financeiras específicas ou preferências que você precisa abordar?

  • Interesses: O que seu público-alvo gosta de fazer? Qual tipo de conteúdo eles consomem? Com que outras empresas interagem?

  • Desafios: Com quais dores seu público está lidando?

  • Fase da vida: Seu público-alvo inclui estudantes universitários? Empreendedores? Pais de adolescentes? Aposentados?


2. Defina metas SMART

Para obter tráfego, um público dedicado e o reconhecimento da marca no Instagram, é importante definir metas SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporal).

Além dos seus seguidores a chave para conquistar um novo público está em manter um conteúdo consistente que seja atraente, inicie uma conversa e faça com que seus seguidores queiram compartilhá-lo com outras pessoas.

Pense no que você quer ganhar no primeiro mês, nos primeiros 6 meses e assim por diante.

Manter seguidores dedicados é tão importante quanto ganhar novos. Ao manter o conteúdo atualizado, mas dentro da marca, o público permanece envolvido.

Comece com alguns objetivos de iniciante, como:

  • Um cronograma de publicação consistente;

  • Seus primeiros 1.000 seguidores;

  • Criação de uma hashtag da marca;

  • Muitos comentários e curtidas em novas postagens.

Devagar e sempre ganha a corrida! Quando o conteúdo é atraente e se adapta ao público, pessoas com ideias semelhantes estão prontas para embarcar e participar.


3. Meça o desempenho

Observar como está o desempenho do seu conteúdo, pode ser mostrado de algumas maneiras diferentes. Claro, todos nós queremos que nossos seguidores disparem, mas o quanto o seu público interage com o seu conteúdo é tão importante quanto.

Usando os insights do Instagram, você pode ver como seu público se envolve com seu conteúdo. Quanto melhor você entender como e quando seu público se engaja, mais fácil é saber o que postar.

Compare esses insights em cada uma de suas postagens para ver que tipo de conteúdo seu público está procurando. Observe também o tempo postado, pois isso pode lhe dar uma boa ideia de quando seu público está mais ativo.


4. Crie um guia de estilo

O Instagram é um aplicativo visual, portanto, a aparência e a sensação da sua página são a principal prioridade. Encontre um estilo e mantenha-o. Isso pode ser por meio de um esquema de cores ou uma maneira consistente de editar suas fotos. Ter um estilo definido mantém sua marca uniforme e reconhecível quando aparece no feed de alguém.

Você não precisa do equipamento mais caro ou sofisticado para criar um conteúdo excelente e envolvente. Pegue seu smartphone, encontre uma boa iluminação e experimente diferentes aplicativos de edição de fotos.

Um conteúdo de alta qualidade que incentiva seu público a curtir, comentar ou compartilhar sempre vence.


5. Use um calendário de conteúdo

Consistência é a chave, mas lembrar de postar com frequência nem sempre é fácil. A capacidade de pré-planejar e programar suas postagens com antecedência garante que você possa acompanhar. Pense em algumas coisas importantes ao planejar o conteúdo:

  • Com que frequência você deseja novo conteúdo em sua página. Você não precisa postar todos os dias para ter sucesso, mas poste com frequência suficiente para que as pessoas não se esqueçam de você. No lado oposto, certifique-se de não postar com tanta frequência que os cronogramas das pessoas sejam inundados. Infelizmente, isso pode levar a deixar de seguir ou a deixar de seguir o som;

  • Esteja você usando o mesmo filtro de foto em tudo ou um esquema de cores selecionado, torne seu conteúdo reconhecível;

  • Ter seu conteúdo e legendas prontos com antecedência evita que você tenha de procurar uma nova postagem. Quanto melhor você planejar seu conteúdo, mais fácil será se lembrar de postar em feriados ou promoções especiais.

Reserve um tempo dedicado à criação de conteúdo. Isso pode prepará-lo para um mês inteiro de postagens consistentes, sobre a marca e envolventes.


6. Encontre a melhor hora para postar

Uma ótima ferramenta para empresas é o espaço Insights no perfil de sua empresa. Toque no botão Insights para obter acesso aos dados sobre seus seguidores, como quem é seu público quando eles estão mais ativos online e como criar conteúdo.

Quando estiver na página de insights, toque na seção 'seu público' para obter informações sobre seus seguidores e público.

Isso abrange localização, idade, sexo e horários de maior atividade. Nos horários mais ativos, você pode ver quando é o melhor momento para postar no Instagram. De que dia da semana, até que hora funciona melhor.

Sincronizar as postagens para quando o público provavelmente estará online permite que mais gente os vejam o conteúdo.


7. Use recursos interativos

Pense em usar o botão de voto, o botão de teste e os botões de pergunta/resposta. Esses elementos interativos não apenas permitem que você conheça o seu público, mas também fornecem uma grande percepção do que seus seguidores gostam. Coloque esses elementos sobre fotos ou vídeos de marca.


8. Práticas recomendadas do Instagram Reels

Os Momentos são vídeos rápidos e divertidos que permitem um pouco mais de personalidade em relação a uma postagem ou história tradicional.

O recurso de legenda Instagram Reels oferece uma grande oportunidade para permitir a acessibilidade. Além disso, mais informações que nem sempre cabem em seu vídeo podem aparecer na forma de bolhas de texto.



9. Mantenha a simplicidade

Manter sua biografia básica parece ser a tendência atual entre as grandes marcas. No entanto, não tenha medo de mudar isso anunciando vendas, notícias ou outros recursos quando for oportuno.

Além disso, adicione seu site ou um link em destaque para que os usuários explorem mais sobre você.


10. Divirta-se

Pense em uma mensagem rápida, inteligente e divertida para divulgar a voz de sua marca. Este é o lugar para que todos saibam quem você é, o que faz e o que o destaca.




bottom of page